• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Curiosidades #2 – Rostov do Don

Na imagem um grupamento da cavalaria cossaca no rio Don MLADEN ANTONOV / AFP/13-5-2018

O primeiro jogo do Brasil na Copa do mundo aconteceu na cidade de Rostov do Don (Ростов-на-Дону, Rostov-na-Donu). É uma cidade que fica 1 109km ao sul de Moscou e tem pouco mais de 1 milhão de habitantes.

A cidade é conhecida como Rosto do Don pois o rio Don e há outra cidade, ao norte do país, chamada de Rostov. São nas estepes do rio que se formaram colônias de grupamentos cossacos, conhecidos como cossacos do Don. Apesar da cidade ter sido fundada apenas em 1749 a presença dos guerreiros citas (“pré-cursores” dos guerreiros cossacos) nessa região foi descrito por Heródoto, historiador grego nascido no século V A.C. Os cossacos viveram como uma república autônoma e independente até 1918. Quando a Guerra Civil iniciou-se na Rússia os diferentes grupamentos independentes de cossacos se dividiram e se uniram ao exército vermelho e ao exército branco. Mais da metade da população dos cossacos do Don, pertencentes ao exército branco, foram mortos,  perseguidos e deportados pelo governo soviético. A cidade de Rostov era cobiçada graças a sua indústria e, após os cossacos brancos perderam uma batalha em 1920 na cidade capital de Novocherkassk (cidade há apenas 42 km de distância de Rostov considerada como a capital dos cossacos do Don), Rostov foi nomeada como a nova capital dos cossacos em 1928. Hoje em dia a cultura cossaca tem se tornado cada vez mais popular, também entre os jovens da região.

No vídeo abaixo é possível ver a formação de jovens cossacos

É uma região bem posiciona geograficamente, o rio Don deságua no mar de Azov, o que favoreceu com que a região se desenvolvesse como um pólo gastronômico e cultural graças ao comércio realizado com italianos, gregos, ucrânianos e turcos. Atualmente é uma cidade que cresce também graças às universidades, apesar de ainda ter uma forte influência da indústria, pode-se dizer que é uma das cidades do sul da Rússia mais cosmopolitanas.

O estádio de Rostov foi construído especificamente para a copa do mundo. Você pode ver o mapa abaixo que mostra as cidades nas quais acontecerão os jogos:

Rostov também tem um lado mais obscuro. É conhecida também como a “cidade da morte” por causa de um serial Killer que confessou assassinatos violentos na região entre 1970-1990. Graças ao trabalho em conjunto da polícia na época com o psiquiatra Alexander Bukhanovsky esse e outros serial killer foram capturados na região o que originou a denominação como “cidade da morte”. Bukhanovsky afirmou que essa denominação não fazia juz a cidade, pois apesar da estatística alta de captura de criminosos .

 

Referência fotos: MLADEN ANTONOV / AFP/13-5-2018
19/06/2018

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br

Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp

11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X