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Dousing – “Banho frio”

Uma forma de terapia para o corpo e mente

Os alunos regulares de Systema já ouviram e praticaram em algum momento o Dousing ou banho frio (se não o fizeram, façam!). É uma prática cultural de povos eslavos e vamos entender melhor um pouco mais sobre a sua importância e benefícios.

Há quem diga que o banho frio melhore tudo, acelera o metabolismo ajudando a emagrecer, melhora a pele e oleosidade natural, serve como forma de estimular o sistema imunológico, tem efeito analgésico (tirar a dor), auxilia na diminuição do processo inflamatório, combate os radicais livres e por ai vai. Mas, para se obter os resultados do banho frio, há vários métodos que podem ser usados.

O dousing pode ser feito ao jogar um balde de água gelada sobre a cabeça. Há algum tempo atrás o desafio de balde de gelo viralizou na internet  com o intuito era incentivar a doação para instituições de pesquisa da esclerose lateral amiotrófica. Mas antes do desafio viralizar essa atividade já era feita voluntariamente pelos eslavos e também outros povos. Outra opção é a imersão em gelo que pode ser desde feita uma banheira até em um lago gelado durante o inverno. Atletas possuem uma rotina comum de imersão em gelo após uma competição ou treino intenso buscando diminuir o efeito de dor muscular tardia.

 

 

 

 

Outra variação é esfregar a neve na pele (quando não é possível a imersão), como uma forma de aproveitar o benefício pelo frio. Em alguns países da Europa é possível encontrar câmaras gélidas com temperaturas de -40ºC na qual os praticantes entram e permanecem por poucos segundos. Nestes casos, não há contato com a água, é o ar gélido que resfria a pele de quem entra na câmara. A versão mais simples (e mais adaptável para nós, brasileiros) é desligar o chuveiro após um banho quente e tomar uma ducha fria por pelo menos 30 segundos.

É uma prática secular. Os benefícios do banho são relatados desde Aristóteles. E para quem gosta de natureza há sempre a possibilidade de um bom banho de cachoeira.

Há várias opções para experimentar

  • Virar um balde de água e gelo em si
  • Imersão em água (frias 11-15ºC ou gélidas -4ºC)
  • Passar neve na pele
  • Entrar em uma câmara de ar gélido (normalmente -40ºC)
  • Contraste – tomar uma ducha fria após um banho quente
  • E também um banho de cachoeira

Até mesmo as crianças são incluídas nessa atividade com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico.

Gazeta Russa

Como está sua disposição agora no finzinho do Carnaval? A gente duvida que esteja páreo para a dessas crianças de uma escola siberiana que passam por um treinamento de choque logo às 7 da matina….

Uma curiosidade é que a imersão em um rio gélido é comum também no dia 19 de janeiro, durante a Festa da Epifania, uma comemoração cristã ortodoxa na qual é necessário submergir três na água (em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo).  Mas não é preciso esperar até janeiro para praticar o banho frio.

 

AFP Photo/Olga Maltseva

 

No contexto da arte marcial russa o objetivo é duplo: melhorar a saúde e o psicológico. Não é “fácil” jogar um balde de água gelada após um treino ou após um banho quente. Nós buscamos conforto. A água fria nos põe em uma situação muito desconfortável física e psicologicamente. Assim é uma atividade que ajuda a evitar a auto piedade e a  desenvolver resiliência. Pequenas tarefas que fortalecem o psicológico nos ajudam a lidar com frustrações.

E há cada vez mais estudos sobre os benefícios do banho frio.

Por exemplo após o banho frio há diminuição de radicais livres após o banho frio (1); efeito analgésico pode ser usado em pacientes com processo inflamatório, como artrite reumatóride (2) e até mesmo como possível co-adjuvante do tratamento de depressão (3) pois há libração de beta-endorfinas e noradrenalina. Em relação ao esporte ainda há questionamentos sobre qual seria o melhor método (banho quente seguido de banho frio, imersão em água gelada) para acelerar o processo de recuperação de atletas (4) e mesmo se é um tratamento adequado ou não (5) para diminuir o inchaço após o exercício. Há diferentes métodos e também diferentes temperaturas para serem avaliadas, a maioria dos estudos, a água é fria (11-15ºC) quando usada com atletas e gelada nos usos da tradição (temperaturas negativas) (6). Enquanto os acadêmicos discutem, nós continuamos a usar essa forma de terapia no nosso dia à dia.

O banho frio como forma de terapia começou a ser popularizado também pelo trabalho do Win Hof que advoga nas redes sociais sobre os benefícios do banho frio.

Se você nunca fez Dousing, comece. Tome uma ducha fria ao finalizar o banho e pelo menos uma vez por mês, jogue um balde de gelo em você. E observe quais os benefícios que acontecem.

 

18/02/2018

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