• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Má Postura, Pensamentos & Emoções Negativas

Icone png

Vigiai e orai

Mt 26,41

Vigiai pensamentos, palavras e atos.

 

No Systema – Arte Marcial Russa temos como Fundamentos os seguintes pilares: Respiração, Relaxamento, Postura e Movimento.

 

Hoje falaremos um pouco da Postura, sua relação com nossa vida diária e é claro com nossa prática.

 

Quando falamos que a pessoa perdeu o eixo, queremos dizer que ela perdeu o controle emocional ou perdeu a direção da sua vida (objetivos). Normalmente não usamos a expressão “perdeu o eixo” para designar alterações ou inclinações posturais. Isso demonstra que em nossa linguagem também estão definidas as relações entre a Postura e os estados emocionais e mentais.

 

A maneira característica de nos sentarmos, levantarmos e que caminhamos estão entre os mais fortes de todos os nossos hábitos. Hábitos estes profundamente enraizados em nossa personalidade e, portanto, mudar sua postura pode ser tão difícil quanto parar de fumar ou fazer uma dieta.

 

A postura é moldada pelo humor e por todos os tipos de fatores sociais e emocionais. Em uma situação de festa é fácil identificar quem conhece as pessoas ali presentes e quem está ali pela primeira vez pela forma como a pessoa se porta. Porém as emoções podem ser uma faca de dois gumes, as emoções podem influenciar a postura assim como a postura pode criar e reforçar estados emocionais.

Um exemplo de como as emoções podem afetar a postura é a depressão. Uma pessoa deprimida normalmente adota uma postura mais deprimida (ombros caídos, olhar para o chão, respiração curta, curvatura na coluna) que pode ser bastante óbvio para todos ao seu redor, não necessariamente para a pessoa passando pela depressão. Não é tão óbvio, que uma postura deprimida também pode gerar e perpetuar a depressão ao manter-se nessa postura. Pessoas sem depressão que “experimentam” posturas depressivas por um determinado período, vão realmente começar a se sentir tristes e irritadas. Por outro lado, pessoas tristes que adotam posturas mais positivas vão se sentir melhor.

Se quiser saber mais sobre essa mudança de postura, assista esse Ted.

A maioria das pessoas apresenta comportamentos auto limitantes. Um comportamento auto limitante pode ser o jeito como a pessoa senta, realizando este movimento sempre da mesma maneira, inconscientemente. São hábitos que não percebemos possuir. Desta forma uma pessoa pode não perceber que aquele movimento repetitivo inconsciente pode causar uma lesão. E isso é agravado ao longo do tempo.

 

A postura pode ser um comportamento auto limitante, algo que realmente mantém você em um estado emocional negativo.

 

Nós nos mantemos de uma certa maneira (Postura), porque refletem nosso conforto (atitude mental e emocional) nestas posições – e nosso desconforto em outras posições, como “espremer seus ombros para trás, ou encolher os ombros” Assim como nós comemos alimentos que nos confortam (chocolate quente, chás, etc.), também podemos adotar uma postura que nos conforta. Muitas posturas que são confortáveis não são necessariamente saudáveis.

Quando assumimos uma postura pobre nós não deixamos nossa zona de conforto emocional, sair da zona de conforto é necessário para o crescimento pessoal.

No Systema trabalhamos a adequação da Postura para todos as ações através de exercícios de correção postural, fortalecimento, visualizações para adequar os pensamentos e alinha-los com as ações propostas. Ao prestar atenção nas emoções que surgem durante a prática vamos gradativamente melhorando também nossa postura. A idéia central é corrigir nas duas direções: de dentro para fora, ao adequar os padrões mentais e emocionais; e de fora para dentro, corrigindo a postura corporal em todos as atividades.  Os alunos costumam falar durante a prática algo como: minha perna ou meu ombro não faz isso ou muitas vezes estão distraídos e divagando em vez de estar presente no exercício proposto. Deste modo sempre estamos desconexos e separando nosso Ser em partes, mente (cabeça). emoções (coração, fígado) e corpo (pernas, braços, etc.).

postura

A postura alinhada é fundamental também para aprender a recepcionar os golpes sem que isso machuque seu corpo.

O uso incorreto de nós mesmos em tudo o que fazemos é o resultado de uma vida moderna deletéria. Felizmente você pode mudar isso através da prática do Systema, integrando seu Ser em um só.

Nas aulas regulares de Systema, normalmente iniciamos com a pessoa deitada e fazendo um inventário corporal para perceber sua postura em relação ao chão, o que dá um retorno interessante sobre como ela está quando fica em pé. E depois de vários trabalhos de aquecimento ou reestruturação postural sempre pedimos para elas se moverem pela sala, mudando de nível, caminhar, agachar, sentar no chão, se mover por ele, tudo isso para fixar a qualidade adquirida. Também orientamos para eles observarem nas diversas ações a sensação adquirida através da respiração, do relaxamento e da adequação agradável da postura.

 

 

Um exemplo de exercício:

Observe seu estado emocional e sua postura ao andar por um local. Em seguida rode os ombros para dentro, aproxime os ombros da orelha, olhe para baixo, ande mais encurvada e com os joelhos rodados e batendo um no outro. Ande desta forma por alguns minutos e observe as sensações e emoções que causa.

Agora rode os ombros para fora, mantenha o olhar na linha do horizonte, projete o peito à frente, ande com pés fortes no chão. Observe as sensações e emoções que essa postura causas.

Qual postura é mais agradável fisicamente e emocionalmente?

 

 

 

Quer saber mais? Venha experimentar uma aula conosco numa de nossas escolas.

21/07/2017

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X