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Movimento  (Dvizheniye ou Plastika)

O Quarto Pilar do Systema

 

Este é o ultimo princípio fundamental no Systema. Estes Quatro são os Principais Alicerces que estudamos para poder iniciar  e entender o Systema.

No Systema, assim como em outras artes marciais, o Movimento é muito importante. Moshe Feldenkrais (1904 – 1984, criador do Método Feldenkrais) dizia: “-Movimento é vida. E, melhorando a qualidade do movimento, melhoramos a qualidade de nossas vidas”.

A prática do Systema pode ser dividida em três fases de desenvolvimento, que nem sempre são distintas pois não são lineares. O aluno vai passando por um processo que pode ser descrito como uma espiral ascendente, onde revemos os conceitos com um novo ponto de vista, cada vez que, passamos pelo “mesmo” ponto. Podemos dividir desta maneira:

  • Aprendizado – Recuperação;
  • Coordenação – Desenvolvimento;
  • Sofisticação – Refinamento.

No Systema, nesta primeira fase de Aprendizado do Movimento, traz em seu escopo a Recuperação dos movimentos naturais. Limpando os medos, antigos traumas, trabalhando a mobilidade articular e massagens, tudo para trazer de volta a qualidade natural dos movimentos ou mover-se como uma criança, livre.

Nesta fase de Recuperação, vemos nossas limitações ou restrições causadas durante nossa vida e aprendemos a lidar com elas e ultrapassa-las. Buscamos entender o que significa mover com qualidadesem desperdícios de movimento ou de energia.  Aprendemos como respirar naturalmente durante todo o curso do movimento.  A relaxar durante a execução destes movimentos, para que aconteçam no tempo certo, sem ansiedade que nos faz mover ou tomar decisões precipitadas e sem medo que nos faz perder o tempo de agir, nos atrasando.

A segunda fase do aprendizado é a Coordenação, onde entendemos como aplicar os princípios da física na autodefesa e em nossa vida. Entendemos sobre ritmosforçagravidadeequilíbriolateralidade entre outros conceitos. Os movimentos são feitos de maneira lenta, para aprendemos coordenação e precisão. Nesta fase, se desenvolve a eficiência, onde vemos como funcionam as técnicas e o porque.

Aqui aprendemos como usar nosso corpo como um todo através da percepção das articulações e cadeias cinéticas. Também nesta fase, buscamos a eficácia através do uso da estrutura para aplicação dos golpes e  para absorção de impacto. Treinamos variando entre o forte e o suave para adquirimos consciência corporal e aplicabilidade do Systema, em todos os planos.

O próximo passo é aperfeiçoar essas atividades, o Refinamento. Isto envolve o uso de todas as partes do corpo, com mais coordenação, para que os seus movimentos tornem-se mais do que fluidossuavesRefinamento envolve também a integração de todos os pilaresaprendidos anteriormente, RespiraçãoRelaxamentoPostura e do Movimento em si. Durante todo o processo de aprendizado do Systema estes elementos estão presentes, e agora, eles se tornam mais claros. Neste momento entendemos, também, porque o Systema é uma arte marcial que integra SaúdeCura e Combate.

Neste ponto já desenvolvemos a eficiência  e a eficácia em nossa prática, nossa busca agora é pela Graça. Aqui buscamos a qualidade, a graciosidade, a plástica nos movimentos. O praticante não apenas sabe como sair da situação, mas também usa sua criatividade para improvisar. Se move livre sem planejar, deixando o momento ditar as direções, a seguir as soluções a cada situação.

Como um bailarino contemporâneo que aprendeu todos os passos, agora não somente cria novos passos, porém passa explorar o movimento em si e se deixar ser conduzido pela músicasentindo em seu ser como ela flui. Buscando o SER.

Aqui o Systema mostra sua graciosidade, pois sem nunca treinarmos coreografias, as técnicas parecem ser combinadas, pois apresenta uma leveza, uma graciosidade e uma força natural.

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Os princípios do movimento na prática do Systema

 

Relaxamento: Estar relaxado no Systema não significa ficar mole. Significa estar livre de tensōes excessivas ou parasitas. O Movimento relaxado busca uma tensão localizada apenas para o músculo que irá executar a ação.

Postura:  Para o corpo humano relaxar ou se manter com um tônus ótimo, ele precisa estar numa postura correta. Qualquer desequilíbrio causa tensão em outras partes do corpo para compensar,  o  praticante de Systema aprende a perceber estas variações e como manter sua estrutura durante as transições dos planos nesta postura ótima e natural sem criar tensões parasitas e desperdiçar energia.

Um dos exercícios para se manter numa postura correta, usada em algumas escolas russas para ensinar esta percepção, é a seguinte:

  • Pés separados apontando para frente;
  • Joelhos levemente flexionados;
  • A pélvis levemente antivertida;
  • Braços ao lado do corpo com as mãos abertas;
  • Ombros relaxados;
  • A coluna fica estendida como se uma linha puxasse sua cabeça para cima;
  • Rosto relaxado com um início de sorriso;
  • Queixo relaxado com a boca levemente aberta;
  • Está é a forma tradicional de se ensinar sobre postura natural.

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Movimentar-se globalmente: No Systema ensinamos como se mover como um todo, cada parte do corpo tem um movimento individual porém ela participa de uma cadeia de movimentos corporais. O soco por exemplo pode se iniciar na mão ou desde o pé até o ponto de contato como se fosse um chicote. Também nós movemos inteiros, com uma sensação de presença em nossos movimentos.

Movimento Contínuo: Os movimentos são contínuos sem paradas, se o corpo está preso, buscamos achar qual parte do corpo ainda está livre, para início de um novo movimento. Ao invés de buscarmos estabilidade (ausência de movimento) no Systema buscamos mobilidade física e mental. Nossa respiração lidera o movimento corporal. Buscamos não prender a respiração pois isso causa uma tensão em nosso corpo e prende também nosso movimento.

Com isso começamos a nossa jornada no Systema, inserindo em nossa prática e vida diária, a consciência da respiração em todos os momentos, fazendo uma verificação para perceber quais as situações que prendemos a respiração ou as mudanças sem razão de seu ritmo.

relaxamento ou equilíbrio do tônus, ao realizar tarefas simples ou complexas, como por exemplo se levantar da cama ou de uma cadeira vemos se existem tensões parasitas ou desnecessárias. Nossa postura é checada em ações como sair do carro, ou quando estamos aplicando algum tipo de defesa ou ataque, para ver se não estamos comprometendo nossa estrutura ou a postura. Nosso movimento agora é fluido, e vemos como podemos nos manter em movimento físico e mental durante a prática. Ao deparamos com uma situação difícil mantemos nossa mente livre assim como nossos movimentos.

Agora já estamos dentro da prática do Systema e de seus principais fundamentos, iniciaremos nossa jornada pelas tradições eslavas e suas aplicações na arte marcial russa, conhecer um pouco mais desta arte marcial antiga e tão recente em nosso País.

 Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre a importância do movimento:

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