A evolução do Systema Brazil.

Quando o instrutor Nelson começou a treinar e praticar Systema não havia um logo, um nome específico para a empresa. Surgiu a ideia então de criar o Systema Brasil, a primeira escola de Systema – Arte Marcial Russa. Começou-se um  trabalho de divulgação da arte e então surgiu a necessidade de um logo.

Um dos primeiros logos usados foi uma adaptação do patch utilizado pelo headquarters.

 

Fomos evoluindo, mudando, melhorando e mudamos o logo em 2014. Adicionamos pequenos detalhe o Z e os R. Trocamos o s pelo Z em Brazil para poder internacionalizar nossa escola. Invertemos o R como uma homenagem ao alfabeto cirílico, utilizado na Rússia. Incluímos símbolos, o Cruzeiro do Sul e os três triângulos que formam quatro, normalmente identificado como Valknut. Também chamado de Nó dos Escolhidos e representa o poder de aprender e desaprender. Os três triângulos estão unidos entre si, ao retirar um triângulo os outros dois permanecem desconectos, mostrando assim a importância do elo. Para nós os triângulos representam também as três camadas mais profundas dos pilares do Systema, respiração, relaxamento, postura e movimento.

A constelação do Cruzeiro do Sul está na nossa bandeira e também em nosso hino. Ela está visível em todo hemisfério sul e também é visível em regiões tropicais durante algumas horas no inverno e primavera. O Cruzeiro do Sul já foi visível na Europa e voltará a ser visível em alguns milhares de anos.

E agora apresentamos o novo logo do Systema Brazil. Escolhemos fazer algo único, colocar nossa identidade. Mantivemos algumas referências do logo anterior e adicionamos outras para que o logo pudesse representar o Systema como entendemos hoje.

Que símbolos vocês conseguem identificar?

Mantivemos o Cruzeiro do Sul e o Valknut. A Simbologia está descrita acima. Mantivemos também a mesma estrutura circular na parte superior está escrito “arte marcial russa” e na parte inferior “Systema Brazil”. Adicionamos outros símbolos como o Kolovorat (em vermelho).  O Kolovorat /Kolovrat simboliza o sol, o movimento de transformação e criação, o eterno movimento do ciclo da vida.

O beija flor simboliza a criatividade, a diversão, a alegria de criar. A leveza do aprendizado. A liberdade de mover-se por onde quiser.

A onça representa o poder, agilidade, a leveza de movimento, a graciocidade e também a capacidade de adaptação, ela transitar entre um tônus de relaxamento para um tônus agressivo com muita facilidade. É um animal que possui todas essas caraterísticas sem deixar de ser letal.

A pata de urso no escudo representa a força, o poder. Antigamente enfrentar um urso (em países nórdicos) era comum como uma demonstração de passagem para a vida adulta de fato.

As assas de águia simbolizam a capacidade de ver além do óbvio  e a virtude de agir diante de um obstáculo. É um animal que lidera e protege o caminho daqueles que são dignos. Ela também é livre, pode voar muito rápido e muito alto. Sua estrutura óssea permite que ela descante enquanto voa.

O Lobo simboliza o poder da união, comunidade, trabalho em equipe. Liderança. O lobo protege com a vida aquilo que ama. Sendo, portanto, um grande professor daquilo que é essencial à vida.

 

A espada reflete o caminho a ser seguidos. Representa o poder da ação, a possibilidade. O escudo em gota, normalmente é usado na cavalaria.

Todos esses símbolos podem ser interpretados de maneiras diferentes em outras culturas. Há uma variedade de interpretações. No processo de criação estudamos os diferentes significados e buscamos representar graficamente tudo que a Arte Marcial Russa trás em seu escopo.

Continuamos trabalhando para que cada vez mais pessoas possam treinar e conhecer o Systema – Arte Marcial Russa. Formamos novos parceiros para divulgar a arte pelo país e fomos crescendo. Buscamos sempre melhorar a qualidade do nosso trabalho, mantermos atualizando participando de seminários e eventos internacionais para oferecer aos nossos alunos o que há de melhor em questão de treino. O Systema Brazil deixou de ser apenas uma escola de arte marcial onde pode-se aprender defesa pessoal para ser um espaço de desenvolvimento pessoal. Buscamos desenvolver seres humanos íntegros e completos. Por isso o novo logo faz jus ao nosso momento atual da empresa.