• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

O Systema

Quando falamos sobre artes marciais, logo nos vem a cabeça a imagem de algum oriental, ou até mesmo um samurai, estas imagem são reforçadas em nosso País a mais de 100 anos com o início da imigração japonesa e também com os filmes do Bruce Lee, que abriram as portas para um estilo que faz sucesso até os dias de hoje. Porém quando eu falo sobre arte marcial russa, aparece um olhar quase desconfiado nas pessoas.  Dos mais informados ouço:  “isso não é Krav Magá (sistema de defesa pessoal desenvolvido em Israel)?”

Eu olho de volta e com um sorriso digo: Não, nossa arte marcial tem 1000 anos ou mais. Aí sim as pessoas me olham incrédulas, como assim?

Todos nós crescemos ouvindo histórias sobre cavaleiros medievais, como Lancelote, Rei Artur, e dos grandes guerreiros gregos, heróis que até hoje fazem sucesso no cinema, como Romanos, Espartanos, entre tantos outros.

O que aconteceu com as artes de combate, suas técnicas e armas?

Desapareceram? Não exatamente. A Rússia é um País muito grande e está no meio do Oriente e do Ocidente. Durante séculos foi invadida e repeliu invasores em todas as suas fronteiras, suas histórias começam com os vikings e o povo das estepes.

Os mongóis, chineses, turcos otomanos, alemães, suecos entre outros povos estiveram em guerra com os russos e estes, por sua vez, tiveram que se adaptar para combatê-los, pois cada um trazia  técnicas, táticas de combate e armas distintas. Isso fez com que os eslavos criassem uma técnica de combate eficiente e versátil em qualquer ambiente contra adversário.

O  Systema, desta forma, tem sua história nas tradições  marciais russas e nas práticas cristãs ortodoxas. Nasceu como um meio para auto-defesa necessários para a liberdade e o amor à nação, a arte de combate foi aperfeiçoada pelos príncipes militares (conhecidos também como os cavaleiros boyardos) e se forjou nas Batalhas do Gelo (contra os Cavaleiros Teutônicos em 1242) e na Batalha de Kulikovo (em 1380 contra os Tártaros e Mongóis ).

Em nossa arte a união de três componentes criam um verdadeiro guerreiro – habilidade de combate, espírito forte e corpo saudável. A habilidade de combate inclui movimentos que são poderosos, precisos, espontâneos e  sutis. No Systema o espírito ou estado psicológico tem que ser calmo, livre da raiva, irritação, medo, auto-piedade, ilusão e orgulho. O corpo tem de estar livre de tensão, ter resistência, flexibilidade, movimentos econômicos e eficazes.

OSystema procura fortalecer e desenvolver os seguintes aspectos:

Espiritual – o desenvolvimento espiritual do praticante, a formação de valores e objetivos de sua vida;

● Psicológico – desenvolvimento e consolidação da psique;

● Físico – desenvolvimento do corpo e suas habilidades;

● Saúde – a melhoria da saúde do praticante ;

Otimização – obtenção de melhores resultados em qualquer atividade, inclusive profissional;

● Social – facilitar a adaptação às diversas condições sociais e também, lidar com condições sociais adversas.

Neste caso, adquirir a habilidade de arte marcial é uma forma de melhorar a função de todos os sistemas fisiológicos do corpo e todos os três níveis de habilidades humanas, o físico, o psicológico e o espiritual.

Um dos princípios na prática do Systema,  é a não-destruição. O objetivo é ter certeza de que seu treinamento e suas atitudes não causam nenhum dano ao seu corpo, a sua psique ou de seus parceiros.

Como as raízes do Systema estão na fé cristã ortodoxa russa, a crença é de que tudo que nos acontece, bom ou mau, tem apenas um propósito final. Isso é, para criar as melhores condições possíveis para que cada pessoa consiga entender a si mesmo

Systema tem como princípio :  “poznai sebia” ou “conhecer a si mesmo”. O que isso realmente significa, compreender a si mesmo? Não é suficiente saber quais são os seus pontos fortes e fracos. Com o  treinamento você poderá ver a extensão de nossas limitações – para ver quão orgulhosos e fracos nós realmente somos. Isso nos permite desenvolver a verdadeira força de espírito que vem da humildade e da clareza em ver o propósito de nossas vidas.

Clique aqui para saber mais sobre a história do Systema.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X