• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Ombros tensões, uma visão mais ampla – por Vladimir Vasiliev  

Ombros tensos, Uma Visão mais Ampla

por Vladimir Vasiliev

tradução: Nelson Wagner – Systema Brazil

 

Quando observo os alunos em sala de aula, nos seminários, ou quando avalio os instrutores através do Programa de Vídeo do Systema (SVP), vejo as limitações mais comuns – a tensão nos ombros e quadris.

 

Neste artigo, vamos olhar para os ombros tensos. Devemos entender como ele prejudica drasticamente o nosso movimento e potencial de combate.

ombros-relaxados

  1. Infelizmente não é óbvio, para muitas pessoas que, com ombros cheios de tensão, não somos capazes de levantar os braços livremente ou manter uma boa postura. Portanto tudo, o equilíbrio, a potência e precisão irão sofrer.

 

  1. A visão dos ombros tensos em uma luta reflete o seu medo ou nervosismo. E involuntariamente provoca mais agressão.

 

  1. Ombros tensos reduzem substancialmente a condução nervosa e, assim, reduzem a sensibilidade de seus braços e mãos.

 

  1. Com o tempo, devido à circulação reduzida, os tecidos nos braços perdem a sua elasticidade. Como resultado, a tensão nos ombros leva a antebraços “secos” e os punhos pequenos (nota do tradutor: “braços de Horácio”).

 

  1. Ombros tensos causam fadiga mais rápido e baixa resistência em uma briga e no exercício.

 

  1. Ombros restritos pela tensão mudam a nossa coordenação do movimento. Ao invés de movimentos suaves e constantes, temos lacunas de fraqueza. O julgamento prático da distância fica distorcido.

 

  1. Ombros presos por tensão dá uma falsa sensação de segurança. Embora você possa se sentir forte, é uma estrutura frágil, facilmente destruídos em confrontos reais.

 

  1. A tensão na cintura escapular tende a se acumular. O acúmulo da tensão conduz a potenciais ferimentos em todas as articulações do corpo.

 

Como podemos resolver este problema?

 

Em primeiro lugar, temos de perceber que ele existe. E em segundo lugar, precisamos ter o desejo de corrigi-lo.

 

De todos os exercícios que o Systema oferece, o núcleo de exercícios lentos são os melhores para reduzir e quebrar a tensão. Flexões lentas com a respiração (ver Capítulo 5 de Let Every Breath*) são uma ótima prática.

 

Comece a eliminar a tensão dos ombros com sua respiração assim que assumir a posição de flexão, antes de iniciar o movimento. Gradualmente vá abaixando pela amplitude e supere a tensão e irritação suavemente. Preste atenção para o elemento mais fraco – as partes mais difíceis do intervalo na descida e na subida.

 

Combine flexões lentas com rotações de ombro. Girá-los para a frente e para trás abaixando e subindo. Se você não é capaz de girar seus ombros enquanto você está fazendo flexões, comece movendo-os para cima e para baixo, para frente e para trás e progrida para as rotações enquanto sua habilidade melhorar.

 

Pratique empurrar a curta distância. Use um e os dois braços de uma forma suave e precisa para controlar o seu parceiro. Gradualmente avance para os golpes. Certifique-se de que não há impacto de rebote de seus empurrões e golpes em seus ombros. (Ver Capítulo 7 de Strikes: Soul Meets Body**)

 

Outro bom exercício é fazer círculos com um bastão. Segure um bastão longo com ambas as mãos e afaste-as o máximo possível. Lentamente passe os braços acima da cabeça para trás o tanto que conseguir para um bom alongamento sem tensão.

 

Mover-se e alongar-se  pelo chão também é muito útil. Vá para cima e para baixo a partir da posição de pé para o chão sem apoiar-se em suas mãos, mova e role pelo chão em várias direções sem usar as mãos. Tente manter seus movimentos suaves, seus ombros isentos de tensões e as costas retas quando a posição permitir. Isso faz com que o corpo fique mais suave, mais forte, mais ágil e integrado.

 

Faça exercícios posturais para manter os ombros para baixo e para trás. Mantenha seus músculos peitorais alongados e seus romboides fortalecidos. Não trabalhe em excesso o seu bíceps e mantenha o tríceps tonificados. Mantenha as costas retas e não apenas no treinamento, mas durante todo o dia. Preste atenção a sua postura em todos os momentos, enquanto caminhar, de pé, dirigindo, sentado em um computador, comendo e mesmo sentado no sofá.

 

Uma excelente maneira de reduzir a tensão dos ombros e melhorar a postura são as práticas de saúde para o corpo combativo. A massagem usando o peso corporal e de liberação do tecido podem ser feitas em cada classe, como mostrado nos vídeos. Assista The Combative Body parte 2 em DVD ou filme para download (***).

 

Tenha em mente que a maioria dos esportes instiga o desejo de vencer, e isso conduz inevitavelmente a tensão no corpo, principalmente no pescoço e ombros. As emoções negativas e o estresse (ou “distresse” estresse no sentido negativo) também fazem-nos encolher a cabeça e os ombros para dentro.

 

Fique atento, respire, relaxe e olhe para o quadro maior. Como dizemos no Systema “Treine duro, Respire fácil.”

 

(*) Let Every Breath – em inglês e em breve em português

(**) Strikes – Soul Meets Body – em inglês.

(***) The Combative Body – em inglês pode ser adquirido pelo site ou encomendar em nossas escolas.

(***) Agende uma massagem em nosso HQ para receber os benefícios completos de nossa pratica. Saúde, Cura e Combate.

 

Assista também Don’t block. Control and Punch

https://www.youtube.com/watch?v=wb2ZEqEWoRU

Fique atento para os próximos eventos do Systema Brazil

21/07/2017

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X