• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Os guerreiros eslavos

Falamos, durante as aulas, que o Systema é uma forma de desenvolvimento pessoal através da arte marcial. Nossos alunos aprendem a serem a melhor versão deles mesmos para fortalecer a sua família e comunidade. Brincamos que até um macaco pode aprender a dar chutes e pontapés e esse não deveria ser nossa meta de vida. Assim, de maneira natural, nas aulas são abordados aspectos de psicologia e filosofia que nos fazem refletir sobre o nosso papel na maneira russa: muito simples e direta. Não existe enrolação e rituais folclóricos, apenas as coisas como elas são.

Essa simplicidade, às vezes, causa espanto para os alunos que já estão acostumados com a rebuscada e metafórica filosofia oriental. Por isso separamos algumas sugestões de livros e filmes que representam os aspectos arquétipos dos guerreiros ocidental e que ilustram aspectos da cultura eslava que nos ajudam a entender melhor a prática da arte marcial russa. No mínimo, são boas opções de filmes além dos Hollywoodanos.

 

O Caminho do Guerreiro Pacífico – Dan Milmann

Um encontro inusitado de um jovem atleta com um frentista do turno da madrugada que gosta de tomar chás se transforma em uma jornada espiritual. Este conto clássico, narrado com coração e humor, fala ao guerreiro pacífico que existe em cada um de nós.

 

 

 

As jornadas de Sócrates – Dan Milmann

Neste livro são contadas as aventuras do frentista do livro anterior, Sócrates (cujo nome real é Sergey Ivanov)  e como ele se tornou um guerreiro e como esse guerreiro encontrou a paz.

 

 

 

 

 

 

Alguns dos filmes abaixo são representações de histórias clássicas de guerreiros eslavos e fazem parte de um movimento de nacionalismo romântico da cultura russa. Por isso muitos aspectos históricos não devem ser considerados fidedignos. Outros são obras de ficção.

 

Taras Bulba – 2009 Dirigido por Vladimir Bortko é encontrado também pelo título de  The Conqueror ou  Iron & Blood: The Legend of Taras Bulba

O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Nikolai Gogol (um aspecto curioso do livro é que existem duas versões, a primeira edição de 1835 é mais simpática aos ucranianos, enquanto na segunda edição de 1842 são os russos que recebem a simpatia. O filme é tido como mais simpático aos russos). Existe uma versão americana de 1962 e outras versões anteriores.

A história se passa no século 16 e mostra a jornada dos guerreiros cossacos ucranianos contra os poloneses enquanto o filho de Taras Bulba se apaixona por uma princesa polonesa.

 

 

 

 

 

A lenda de Kolovoráte / Legend of Kolovrat – 2017 dirigido por Dzhanik Fayziev e Ivan Shurkhovetskiy, é encontrado também pelo nome de Furious

A história se passa no século 13 na qual dezessete soldados enfrentam uma horda de guerreiros mongóis que avançam em direção à Europa.

Uma das frases deste filme que chama a atenção para a simplicidade e humor russo acontece no alto de uma montanha na qual um guerreiro pergunta ao outro se ele estaria com medo e ele responde que não, está apenas pensando no trabalho que dará enterrar seus adversários e diz que está feliz porque, provavelmente, não terá que fazer isso. É um filme que vale a pena ser assistido.

*O Kolovrat é um dos símbolos presentes no brasão de nossa escola.

 

 

 

 

Guardiões / Guardians – 2017 dirigido por Sarik Andreasyan 

O filme narra a história de um grupo de super heróis soviéticos criados, através da manipulação genética, por uma organização chamada Patriota durante a Guerra Fria para proteger a União Soviética que volta a ativa no mundo atual.

Apesar do clichê havia muito potencial para um bom filme de ação, que não se concretizou. O que é interessante é que cada superherói representa uma nacionalidade diferente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

 

 

 

 

 

O último cavaleiro / Last Knight (Последний богатырь) – 2017 dirigido por Dmitriy Dyachenko

Um filme de fantasia russo produzido pela Disney que resgata várias lendas do folclore como a Baba Yaga e sua casa com pernas de galinha. O protagonista, um jovem mágico que mora em Moscou, é lavado ao universo mágico do folclore eslavo onde terá que enfrentar as forças da escuridão.

Os efeitos especiais são ótimos, têm boas cenas de ação e um pouco de comédia.

 

 

 

 

 

O Anel do Rei – A Última Batalha OU Pagan King / Nameja gredzens  – 2018 de Aigars Grauba 

Um filme de ação e ficção no qual o Rei, em seu leito de morte, escolhe um sucessor diferente do esperado que terá que enfrentar a dissimulação dos cristãos que buscam o domínio de suas terras.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Último Guerreiro / Volkadav / Wolfhound – 2006 dirigido por Nikolay Lebedev 

O filme é baseado na obra de mesmo nome escrito por Maria Semenova.

Ele foi setenciado à morte, mas sobreviveu a destruição de sua tribo e sua família. O último homem da tribo Grey Dogs se torna um poderoso guerreiro e passa a ser conhecido como Wolfhound. Ele escapa da morte no submundo das minas e se transforma no protetor de Elen, a filha de um governante que espera salvar sua cidade concedendo a mão da jovem a um guerreiro da terra vizinha. Eles iniciam uma perigosa expedição em busca do futuro marido de Elen. Mas Wolfhound se verá frente a frente a misteriosos acontecimentos que mostrarão os verdadeiros objetivos dessa jornada.

 

 

 

 

 

 

An Ancient Tale: When the Sun Was a God – 2003 dirigido por Jerzy Hoffman 

O filme é baseado no romance de 1876, Stara baśń, de Józef Ignacy Kraszewski e conta a lenda da criação do estado da polônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os dois filmes a seguir não envolvem a cultura eslava diretamente, mas falam sobre a relação com o medo.

 

Duna – 1984 dirigido por David Lynch 

Um filme de ficção científica baseado no livro de mesmo nome escrito por Frank Herbert. A frase abaixo é dita tanto no filme quanto no livro:

Eu não devo ter medo. Medo é o assassino da mente. Medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Eu enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e me atravesse. E, quando tiver passado, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei. -Livro de Duna

 

 

05/02/2019

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br

Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp

11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X