A Respiração no Systema

Uma ferramenta de auto-desenvolvimento e consciência corporal.

.

O treinamento do Systema – Arte Marcial Russa, tem a Respiração  como fundamento. Possuímos  quatro pilares em nossa arte marcial: respiração, relaxamento, postura (estrutura) e movimento. A respiração é o princípio mais importante econduz a todos os outros. É através dela que se cria e se mantém uma conexão com os outros três princípios.

No treinamento militar para a situações de sobrevivência aprendemos o que chamamos de “regra de três”, sobre as coisas mais  importantes para a sobrevivência: você pode viver sem ar por 3 minutos, sem abrigo por 3 horas, sem água por 3 dias e sem comida por 3 semanas. Isto nos faz compreender quão importante é o ar e a respiração quando você pensa sobre a enorme diferença entre todas estas necessidades para a sobrevivência humana.

Juntamente com os batimentos cardíaco, a respiração é a ação mais contínua da vida, amparando-nos a partir do nascimento (primeira inspiração) até a morte (o último suspiro – expiração ).

A conexão entre o espírito e a respiração reflete quão perto a  respiração está associada com a essência da vida.  A palavra Espirito tem sua raiz do latim “Spiritus” Respiração, ou Sopro, que originou “Spirare” Respirar. Espirito também pode significar coragem ou vigor quando dizemos, por exemplo, que “esta pessoa tem espirito forte” ou ” aquela pessoa tem espirito de aventura”.

Na Bíblia Sagrada, aprendemos que Deus colocou nosso espírito através da respiração (sopro) dentro das nossas narinas. Portanto, não é surpreendente que a respiração tenha capturado a imaginação das pessoas, talvez mais do que qualquer outra função orgânica.

Respirar é tanto um ato voluntário, consciente e ação muscular quanto um ato involuntário, inconsciente. Se estamos acordados ou dormindo, a continuidade da nossa respiração é assegurada pelos centros inferiores do cérebro. Por outro lado, os centros superiores regulamentam o controle consciente da respiração para falar, cantar ou até mesmo para fazer exercícios de respiração.

A respiração também é uma peça fundamental para a compreensão das nossas emoções e as emoções dos outros. Cada emoção – tristeza, raiva, luxúria e alegria – é expressada por uma qualidade diferente da respiração. Mesmo sem prestar atenção à expressão facial, podemos perceber as mudanças de emoção pela maneira como a pessoa respira.

Além disso, o ato de respirar está inseparavelmente ligado ao nosso sistema músculo-esquelético e à postura. Enquanto a respiração por brânquias dos peixes é relativamente independente do seu sistema esquelético, na respiração dos animais terrestres, a contração do diafragma preenche os pulmões de ar  e ao relaxar, esvazia-os. Ao movimentar, esta configuração se altera criando também uma modificação perceptível, quando estamos atentos, na maneira que respiramos.

Respiração

Foto: Mônica Pimenta

Experimente: deite-se e preste atenção em sua respiração e depois faça a mesma respiração sentado, veja e sinta a diferença. Após isso levante e faça alguns agachamentos e veja o que acontece com sua respiração.

Como resultado dessa interdependência, as tensões crônicas e problemas de postura prejudicam nossa capacidade de respirar livremente e uma má respiração afeta negativamente a postura e o movimento. Por outro lado, também é verdade que a melhoria da respiração tem um enorme impacto positivo sobre a nossa postura, movimento e saúde em geral, que é a linha de base do Systema.

Em muitas práticas orientais, como por exemplo a yoga, há  muita ênfase na respiração como parte de suas práticas.

No Systema também temos praticas respiratórias e trouxemos ferramentas e técnicas  antigas  para os nossos dias modernos. Temos nossas práticas que vieram dos antigos monastérios ortodoxos da Rússia,  entre outras técnicas de respiração utilizadas pelos povos eslavos.

A maioria das pessoas está familiarizada com a respiração abdominal profunda, que existe em varias escolas. Numa das técnicas  de respirar do Systema como ensinado por Mikhael Ryabko e Vladimir Vasiliev, sua respiração coincide com o ato de recitar a seguinte oração “Senhor Jesus tem misericórdia de mim, pecador”, Em Russo:  Господи Иисусе Христе, Сыне Божий, помилуй мя грешнаго.

Respiração esta que auxilia a induzir  um relaxamento profundo e a atenção meditativa.

Ele reflete e melhora o estado normal da respiração em repouso, onde o movimento do peito é mínimo.  Esta técnica de respiração em conexão com uma oração, também é usada enquanto enfrentamos situações estressantes durante o treinamento.

No início das aulas, no treinamento  de Systema, começamos por exercícios de respiração que ajudam na recuperação e eliminação da tensão muscular residual.

Velhos traumas e lesões deixam em nosso corpo esse tipo de tensão e trabalhamos para regular a respiração para poder eliminar este tipo de tensão parasita. Esta condição, melhora a nossa saúde e os nossos movimentos.

Nós aprendemos a manter a respiração suave ao fazer diversos tipos de exercícios como flexões, agachamemto, abdominais e flexão de quadril e também como respirar e relaxar o nosso corpo durante situações de contato.

O Systema enfatiza que não há uma única maneira correta de respirar e que são “boas” as mudanças de respiração fluida com cada mudança de humor, movimento e situação.

Quer ler mais sobre a respiração?

Leia cinco razões para manter o controle da respiração.

.

Lições  Respiratórias do Systema

.

1 – Ensinar a consciência de que a respiração, emoções e sensibilidade, estão interligados;

2 – Ensinar como respiração está relacionada ao movimento e postura;

3 – Quebrar maus hábitos através de movimentos incomuns e prender a respiração enquanto em situações de perigo.

Aulas de respiração do Systema facilitam o aparecimento da respiração espontânea e completa, adaptável a qualquer situação e integrado consigo mesmo por inteiro.

A respiração do Systema melhora todos os aspectos de sua vida.

.

Abaixo um exemplo de aula de respiração no Systema

,

Exercício – Deite se no chão confortavelmente, se quiser use um colchonete, tapete ou uma toalha para se sentir mais confortável.

Por alguns instantes preste atenção no seu corpo, quais partes tocam o chão e se existe alguma tensão residual ou algo lhe incomodando.

Comece a respirar, inspire lentamente pelo nariz e expire pela boca, a partir de agora você vai sempre usar esta maneira.

Faça isso umas dez repetições para se tranquilizar. Agora membros superiores – ao inspirar contraia (tencione ) o braço direito, e ao inspirar relaxe. Repita este processo de cinco a oito vezes.

– Relaxe.

Ao inspirar agora contraia (tencione ) o braço esquerdo, e ao inspirar relaxe. Repita este processo de cinco a oito vezes.

– Relaxe.

Membros Inferiores – ao inspirar contraia (tencione ) a perna direita e ao inspirar relaxe. Repita este processo de cinco a oito vezes.

– Relaxe.

Perna esquerda. Repita este processo de cinco a oito vezes.

Tronco/Peito –  ao inspirar contraia (tencione ) o músculo peitoral e ao inspirar relaxe. Repita este processo de cinco a oito vezes.

Abdômen –  ao inspirar contraia (tencione ) e ao inspirar relaxe. Repita este processo de cinco a oito vezes.

– Relaxe.

Costas – repita o mesmo processo. Relaxe. Glúteo –  repita o mesmo processo. Relaxe. Agora contraia ambos os braços.

– Relaxe.

Ambas as pernas, agora contraia o corpo inteiro ao inspirar e relaxe ao expirar, você estará totalmente contraído quando terminar a inspiração e da mesma maneira, totalmente relaxado quando terminar a expiração.

Agora faça novamente umas cinco repetições mais rápidos para despertar seu corpo.

Para finalizar se movimente vagarosamente, se espreguiçando, comece a se levantar lentamente, fique de pé e caminhe e veja como está seu corpo, observe que está bem relaxado ou pelo menos, mais do que estava quando iniciou o exercício.

Segue um vídeo com um pouco desta sequência, na verdade finalizando ela.

.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *