• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Postura / Estrutura

Um dos Fundamentos do Systema

Dando continuidade aos fundamentos do Systema chegamos à Postura.

Conhecida como “kamae” nas artes marciais, a “postura natural” como é chamada no Systema é ensinada de uma forma muito simples: ficando de pé, com os pés paralelos, largura aproximada dos ombros. Antigamente, algumas escolas ainda ensinam desta forma, com os joelhos semiflexionados, o quadril antivertido, para que o praticante tenha a sensação da coluna como uma peça única do quadril até a cabeça. Este conceito de estrutura e da coluna como uma peça única, são enfatizados depois nos exercícios fundamentais do Systema, o agachamento, a flexão de braço, o abdominal e o levantamento das pernas ou flexão de quadril. Estes exercícios são utilizados no Systema para ensinar vários conceitos e não simplesmente como forma de exercitar o corpo. A ideia, por exemplo, no agachamento, é manter a coluna ativada e o topo da cabeça apontar o teto, dai vai flexionando os joelhos e o quadril, mantendo esta postura, sem inclinar para frente.

Durante os exercícios vamos variando entre agachamentos, sentar e deitar no chão sempre consciente da coluna, outro exemplo é o chamado levantamento turco ou TGU (turkish get up). Durante sua execução é mantida a ativação do tronco e consciência da coluna.

Durante o combate, a questão da postura é constantemente aplicada, não importa o que você irá fazer. Para nós, é importante estar numa postura adequada. Em nossas aulas, indicamos imaginar que uma antena parabólica está no topo da cabeça e se ela estiver apontando para o chão o sinal será ruim ou inexistente, então mantenha a cabeça ou a coluna erguida. Entendemos que nosso corpo consegue ter uma melhor performance em sua posição ótima (no caso em pé ou com a coluna ativa). Isso produz uma sinergia corpórea para a execução das “técnicas”.

A questão da postura também é aplicável em seu estado psicológico ou emocional, manter a postura diante do problema ou ataque, significa manter a calma e não agir precipitadamente. Procuramos estar relaxados e manter a postura durante todas as técnicas, inclusive nas mudanças de plano (indo para o chão ou ajoelhando). Nossa atitude ou postura é de estar calmo e mantendo o controle de nossas emoções e do nosso corpo, para que seja possível tomar as melhores decisões durante o conflito. Utilizando as técnicas anteriormente aprendidas para o controle da respiração e a manutenção do relaxamento poderemos agora incluir a postura.

Postura do Systema
Foto: Rose Prado

.

Exercícios
.

Agora você pode experimentar, pedindo para um amigo empurrar você gentilmente e você seguirá o impulso dado, porém manterá sua postura e o relaxamento adquiridos. Ele irá empurrar em várias partes do seu corpo, depois gentilmente irá também puxar você.

Procure manter sua postura física através da coluna e da sensação de densidade e também sua postura mental relaxando e seguindo naturalmente a direção criada pelo empurrão sem criar uma resposta de tensão tentando resistir.

Se quiser ir avançando neste exercício procure mudar de plano, se ajoelhando e levantando e depois indo para o chão, deitando e se levantando sem perder a consciência de densidade e postura.

Confira o Vídeo abaixo com uma variação deste exercício:

.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X