O Systema – Arte Marcial Russa é ainda uma arte pouco conhecida. Separamos algumas das perguntas mais frequentes e colocamos as respostas abaixo. Caso você tenha alguma dúvida envie-a para nós!  Ao final da aula sempre encorajamos os alunos a tirarem alguma dúvida que possa ter restado, mas você pode perguntar durante o treino também! Não leve seus questionamentos para casa.

O Systema funciona?
Funciona para o quê? Como arte de defesa pessoal – Sim. O Systema é extremamente eficiente e eficaz. O aprendizado é mais rápido do que outras artes marciais convencionais e, como você não precisa decorar movimentos ou posturas já na primeira aula você deve sair com a sensação de que é capaz de realizar algo.
Como forma de emagrecer? Talvez. Para emagrecer, você deve realizar exercícios físicos pelo menos três vezes na semana e ter uma boa alimentação. Assim não depende só do Systema.
Como forma de “ganhar músculo”? Se você quiser ganhar força: sim. Se você quiser parecer que tem força: não. Você fará exercícios e ficará mais forte, mas o Systema não é a melhor atividade se quiser ganhar volume muscular (procure vídeos de body builders fazendo queda de braço contra quem faz queda de braço profissionalmente, é bem nítida a diferença de volume muscular entre eles).

 

O que devo usar para as aulas?
Qualquer coisa confortável para treinar. Não há uma vestimenta adequada ou uniforme, apenas escolha aquela que lhe permite ter maior mobilidade.

 

Quanto tempo demoro para me graduar?
No Systema não temos faixas para separar os alunos. A graduação ocorre apenas para instrutores (instrutor em treinamento, instrutor pleno e instrutor sênior). A qualidade da técnica é vista na movimentação e em como o aluno executa os movimentos (respirando corretamente, movendo-se, mantendo o alinhamento da postura, estando relaxado) durante o treino. Se você busca algo para alimentar seu ego ou ter faixas como troféus, o Systema pode não ser a melhor atividade para você. Lembre-se: força, coragem e humildade.

 

Eu nunca treinei nada, você acha que posso começar a treinar?
Claro! Você treina no seu próprio ritmo. Não importa se você é criança, adulto ou idoso! Nos exercícios de aquecimento você deve fazer aquilo que seu corpo permite, caso sinta alguma dor ou incomodo comunique seu instrutor. Nós não esperamos que você consiga fazer tudo na primeira aula, nem você deveria exigir tanto de si mesmo! Você irá progredir com o tempo. Lembre-se: cada pessoa possui um corpo com habilidades específicas, respeite o seu.

 

Eu já treino outras artes marciais. Isso poderá me ajudar?
Talvez! Você pode já ter um preparo físico melhor, mas talvez tenha algumas tensões e menor mobilidade em algumas articulações. Isso será trabalhado durante os treinos.

 

Eu tive um acidente (ou fiz uma cirurgia) recentemente, posso treinar?
Claro! O Systema é fundamentado em três conceitos: Cura, Saúde e Combate. Assim você poderá treinar e ainda cuidar do seu corpo, melhorar sua mobilidade e diminuir as tensões desnecessárias. Se foi algo muito recente, você pode assistir a aula se tiver receio de fazê-la. Encorajamos as pessoas a virem treinar mesmo quando estão doentes, pois podemos perceber o quão limitante a doença pode ser. É importante treinar mesmo quando não se está 100%.

 

O Systema ajuda a melhorar o estresse e ansiedade? Quero treinar, mas não gosto do contato e os vídeos parecem meio violentos. 
Você aprenderá técnicas de respiração e controle emocional no Systema que ajudarão a controlar o estresse e ansiedade em qualquer situação. Se não quiser fazer as aulas que tem contato (apesar de sugerirmos fortemente que as faça) você pode fazer as aulas de saúde apenas, onde irá aprender  não só a controlar o estresse, mas entender melhor quais são os gatilhos que desencadeiam essas reações em você. Clique aqui e saiba mais.

 

Tem outra pergunta que não foi respondida? Mande-a para nós!