• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Systema e a Liberação de Traumas nas Aulas

Massagem Visceral

Massagem Visceral

Nas aulas de Systema – Arte Marcial Russa, as vezes acontecem eventos estranhos conosco, durante os treinos de repente emoções afloram, raiva, vontade de chorar, gritar ou um medo irracional paralisante (não sabemos de onde ele veio), tudo isso durante uma aula de combate (socos), massagens, nos exercícios respiratórios ou nas micro-mobilizações entre os muitos exercícios do Systema.

.

O que é o Systema

Arte Marcial de origem eslava, que trabalha o corpo de modo holístico. Mente, corpo e espírito são partes fundamentais do treinamento.

Cura, Saúde e Combate são os fundamentos desta arte marcial que ficou escondida por séculos nas estepes russas e depois passada para os agentes da KGB e das Forças Especiais Russas. Apos a queda da antiga União Soviética foi trazida para o Ocidente e nos últimos 10 anos chegando ao Brasil.

.

O que são traumas

A maioria de nos quanto pensamos em trauma, o que nos vem a cabeça são acidentes de carro ou moto, quedas, agressões físicas ou sexuais. Com certeza estes são traumas porém podemos incluir nisto também situações rotineiras de abuso emocional ou mesmo excessos de atividades físicas (over training) que fazem o corpo travar num reconhecido padrão especifico.

Podem ser considerados traumas qualquer coisa que nos aprisiona num habito físico, emocional, comportamental ou mental. A recuperação de um trauma é um processo corporal de reencontrar o equilíbrio e liberdade dentro de si mesmo destas restrições.

Como praticante de artes marciais por mais de 25 anos tenho no meu corpo as marcas dos treinamentos que fiz e entre meus alunos alguns ex-atletas também vemos as marcas do abuso nos treinamentos.

.

Conexão corpo mente e espírito

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e no Systema reconhecemos a conexão entre o corpo e o espírito e vamos alem ao perceber nossa conexão com a Terra e o Universo que nos rodeia. A maioria das culturas indígenas e ancestrais dentre elas a Eslava reconhecem esta conexão entre o corpo, mente, espírito e o Universo.

No seu livro Healing Ancient Wounds –  A Renegade’s Wisdom – o autor Jonh Barnes descreve como ferimentos ocorridos na vida, afetam nossa mente bem como nosso corpo. Ele também descreve como durante um tratamento, todo tipo de sentimentos e sensações podem ser liberados, que podem ser tremedeiras, dor, emoções, etc. Ele diz que estes sentimentos são liberados por gatilhos que eles  chamam de Memória Tecidual (Tissue Memory) ou Memória Corporal.

.

Os Cinco Sentidos

O corpo responde através de nossos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato, e eles tem os chamados gatilhos proprioceptivos.

Imagens, por exemplo de fotos antigas trazem para as mães as emoções do filho quando bebê, uma música que nos traz a memória emoções que sentimos naquela época.

Também um perfume ou comer algo, nos remete a infância ou um relacionamento passado. Todos nos sabemos disto e aceitamos esta informação com tranqüilidade porem com o tato ficamos em duvida, a pele nosso maior órgão deve nos trazer memórias maiores e bem mais definidas.

.

A Fáscia

IlustraçãoNosso corpo possui uma rede chamada Fáscia (plano de tecido conjuntivo, organizado no corpo humano em camadas. Elas envolvem os ossos, músculos e órgãos dentre eles o coração, pulmões, cérebro e medula espinal). Quando ela é liberada através de toques (massagens, liberação miofascial ou golpes) uma memória pode ser liberada. O que é interessante sobre a fascia é que ela não é apenas um sistema de cobertura, ela é uma estrutura que existe da cabeça aos pés sem interrupção. Assim cada parte do corpo esta conectada  a outra através desta malha. Também isso é uma das razoes que uma dor pode acontecer distante da área do trauma original.

.

Liberação através da massagem ou no trabalho corporal

No trabalho corporal ou na massagem a pessoa sai do papel de vitima e a assume sua posição primeiro como sobrevivente e depois assume seu real papel na vida.

O espaço que estava ocupado pelo trauma e não permitia seu corpo e sua mente experimentassem plenamente novas experiências, agora fica livre e permite o corpo se expressar melhor.

Recria as conexões entre o cérebro e aquela região do corpo em questão.

.

Tensões Parasitas

No Systema eu chamo de tensões parasitas que são conhecidas como Amnésia Sensorial Motora. Por ter um trauma naquela região nós cortamos esta conexão com aquela parte do corpo e isso cria o que chamamos de Tensão Muscular Residual, naquela área devido ao trauma, fica esta tensão parasita que impede os movimentos de serem realizados de maneira plena.

Em seu livro Waking the Tiger – Healing Trauma – Paul Levine  fala que “ Para resolver o trauma precisamos a mover-nos fluidamente entre o Instinto, a Emoção e o Pensamento Racional. A Harmonia e o funcionamento equilibrado destas três fontes.

Massagem

Massagem

Usando técnicas de micro mobilidade e fluência corporal para reduzir e eliminar os efeitos destas tensões parasitas. Nas aulas de Systema também utilizamos técnicas especificas de massagens usando o peso do corpo, massagem visceral, liberação miofascial usando bastões entre outros implementos. Liberamos estas tensões que vão se acumulando através de nossa historia pessoal.

Também como usamos as técnicas para golpear estas muitas vezes acabam liberando estas energias represadas profundamente.  Por esta razão em nossas aulas ensinamos como aluno pode absorver os golpes e como relaxar sob estresse utilizando varias técnicas de respiração e relaxamento criadas para este fim.

Entendemos o corpo de maneira integral e procuramos em nossos treinamentos o desenvolvimento Maximo de nossas capacidades.

Venha conhecer mais sobre estas técnicas em nossas aulas.

Visite nosso site e nossa pagina no facebook.

Adaptação, Criatividade, Desafios, Interação, Liberdade, Eficiência, Experimentação, Equilíbrio, Confiança, Luta , Superação, Saúde e  Evolução.

Isso é Systema.

21/07/2017

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X