• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Systema VS …. #1

(coloque uma arte marcial)

Muitas vezes vemos alunos de outras artes marciais criticando o Systema. Comparando diferentes artes, querendo saber qual é a melhor, etc. Eu sou suspeito para falar, desde que conheci o Systema busquei meios para praticá-lo até conseguir me formar instrutor. E é uma arte que não quero parar de treinar nunca. Como artista marcial já havia praticado outras artes (kenjitsu, kendo,ninjutsu, kung fu, etc…), tenho mais de 27 anos de experiência com o Aikido. Foi difícil dar o salto de fé e me reconhecer novamente como aluno (Shoshin) para aprender algo novo como o Systema.

Porém não vou neste texto falar sobre minha experiência. Vou deixar que outras pessoas que estão treinando Systema falem por si só.

Dan Inosanto

Dan Inosanto é uma lenda viva e grande responsável por popularizar as artes marciais pelo mundo através do cinema. Seu currículo marcial é extenso, mas é principalmente conhecido pela popularização do Jeet Kune do e do Kali, a arte marcial filipina. Ele apareceu em vários filmes e foi aluno do famoso Bruce Lee. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que ele é um grande pesquisador de artes marciais. No vídeo abaixo ele fala um pouco sobre como é treinar Systema.

Em suas palavras: É preciso sentir, no vídeo muitas vezes não conseguimos ver o que está acontecendo. Acho que isso sentir. Não confio meu corpo a nenhuma outra pessoa, a não ser o Martin (Martin Wheeler). O soco é ruim, para mim ele passa o peito e você caiu. É difícil e é fantástico. Como você pode cair se o soco não foi no rosto? É como se fosse uma corrente no oceano, você não vê até estar dentro dela.

Rigan Machado

Rigan Machado é oitavo dan de jiu jitsu brasileiro, campeão mundial e veterano no jiu jitsu. Começou a competir com 14 anos. Qualquer um que conhece um pouco sobre jiu jitsu já deve ter ouvido seu nome. Ele dá aulas em Beverly Hills, na mesma academia onde o instrutor Martin Wheeler. Em uma ocasião o Martin pediu para treinar junto com lutadores profissionais e Rigan ficou impressionado com o jeito que ele se movia, com a forma de manter a calma e não entrar em pânico. Ele relata que no mundo do Systema você ultrapassa as técnicas, é manter a calma, pensar, respirar e mover o tempo todo. Ele recomenda que seus alunos treinem Systema para melhorar aspectos nos quais as vezes o jiu jitsu não é suficiente.

Outros artistas marciais e lutadores profissionais também estão começando a ver e conhecer o Systema.

Em São Paulo ensino alguns lutadores profissionais e amadores que relatam com os exercícios de respiração e mobilidade e movimentação melhoram suas capacidades de luta.

É sempre bom lembrar que esporte de competição é uma coisa, arte marcial é outra e defesa pessoal também é outra coisa. Mas o Systema é uma ótima opção para melhorar as suas qualidades de um esporte que você já pratica.

Ambos mestres treinam Systema com o instrutor Martin Wheeler que esteve no Brasil em 2017. Eu e alguns alunos do Systema Brazil participamos do evento para aprender e treinar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça uma aula experimental e deixe seus preconceitos fora do tatame. O Systema, como disse Dan Inosanto, é uma arte marcial de sentimento.

05/08/2017

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X