• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Quanto tempo demoro para aprender Systema?

Ouço esta pergunta com certa frequência e honestamente não sei responde-la com certeza. Vou elencar alguns tópicos para que vocês entendam como essa pergunta é difícil e muito pessoal.

É verdade que cada pessoa tem um tempo de aprendizado. Algumas pessoas têm facilidade com matemática, outras com letras e há também aquelas que tem facilidade com movimentação corporal. Estas, sem dúvida, aprenderão mais rapidamente. Muitas vezes a pergunta: quanto tempo demoro para aprender Systema? Vem acompanhado de uma breve apresentação: treinei X artes marciais por Y anos.

Acredito, honestamente, que essa apresentação dá alguma esperança para a pessoa poder acelerar o processo de aprendizado. Quase como fazer uma segunda faculdade: “Já fiz tais matérias e vou poder cortar algum semestre?”.

Infelizmente tenho uma má notícia. Nesses anos que venho ensinando Systema vejo, pela minha experiência, que ter aprendido uma outra Arte Marcial mais dificulta o processo do que facilita. E isso serve para a grande maioria das pessoas, independente da arte marcial que você fez. Usando o exemplo da segunda faculdade, antes de começar a segunda você terá que refazer a primeira.

Explico: é preciso tirar o excesso de informação e conceitos para poder se aventurar no Systema. Brinco nas aulas que um copo cheio não precisa de mais água. Agora um copo vazio pode receber água. O copo seria nossa mente, que se já está fixada/ cheia de informações, será difícil aprender algo novos e a água o conhecimento que pode ser adquirido.

Assim treinar outra arte marcial não acaba sendo uma vantagem. E isso é um problema pessoal muito complicado. Como abrir mão de anos de treino, dedicação, dogmas e folclore? Como sair da sua zona de conforto e tentar algo novo? Como abrir mão de um cinturão e status tão arduamente conquistado para voltar a posição de aluno?

 

 

 

 

 

 

 

O Systema exige uma boa consciência corporal. É preciso ter controle do próprio corpo, bom conhecimento de distância e ritmo. O que você vê nas fotos acima? Foto: Bice

No começo muitas pessoas fazem o que já sabem com uma tentativa de incluir os princípios do Systema. E permanece assim durante um bom tempo até finalmente aceitarem fazer de um modo diferente, aceitarem que estão dispostos a aprender. Esvaziam seus copos. Quanto tempo isso demorará? Só você pode responder.

É o que eu chamo de “Salto de Fé”. Durante um período o que você faz no Systema não funciona perfeitamente, parece faltar algo. E o que você fazia antes também não funciona em nossas aulas. Esse é o ponto de decisão. Você continua fazendo o que sabe, que não parece funcionar tão bem ou tenta aprender o que também parece não funcionar? É neste momento que você deve largar o que sabe e saltar para o desconhecido “Salto de Fé” para o verdadeiro aprendizado. A partir de então você realmente passará a realmente aprender, treinar e aplicar o Systema.

Agora outra coisa é o que a pessoa espera aprender, qual a sua expectativa em relação ao Systema. Se você busca um método de defesa pessoal apenas em pouco tempo (meses mesmo) você já terá aprendido a como se defender de diversas situações. É possível participar de workshops e treinar temas específicos. “Quero aprender a me defender de faca”. Em um workshop que dura normalmente três horas, você sairá sabendo os princípios e como resolver uma situação de modo mais “grosseiro”. Obviamente quanto mais você treinar mais hábil se tornará.

Já me perguntaram quanto tempo levaria para tornar-se um spetnasz. Essa era a expectativa da pessoa e, infelizmente, treinando Systema e sendo brasileiro isso não iria acontecer (especialmente se você já passou dos 30 e nem se quer tem experiência militar no Brasil).

Outra pergunta que já ouvi é “quanto tempo demora para ficar como você?”. Ter a mim como referência é complicado. Treino Systema há mais de 10 anos, atualmente seis vezes por semana por no mínimo 4 horas. Quando ensino estou treinando. Você tem todo esse tempo e disposição para dedicar-se desta maneira? Ou pior, “quanto tempo demora para ficar como o Vladimir Vasiliev ou como o Mikhail Ryabko?”. Nestes casos costumo brincar que o jeito mais fácil é reencarnar e rezar para, quando nascer, voltar no tempo e nascer no lugar deles. Ter alguém melhor que você como referência é ótimo. Buscar se tornar aquela pessoal é irreal. Cada um tem sua história que moldou a pessoa que é hoje também em aspectos corporais. Buscar tornar-se a melhor versão de si mesmo já é uma possibilidade real e prática.

Outro aspecto importante e as vezes pouco comentado é que o Systema pode e deve ser encarado como um caminho de desenvolvimento pessoal. Nada esotérico e alto astral com incenso, meditação e mantras. Mas uma conversa sincera com seus demônios mais internos. Aqueles que você tenta esconder do mundo. Seus medos e inseguranças que veem à tona em uma situação de estresse e perigo. Nem todos estão prontos para isso. Tem caso de alunos que quando começam a perceber que existe esse caminho se afastam, param de treinar. Outros, depois de muitos anos voltam. Quando a expectativa de aprender Systema é por esse caminho, como uma forma de desenvolvimento pessoal, infelizmente a notícia é pior ainda: isso não acaba nunca. Sempre terá o que ser desenvolvido, melhorado, aperfeiçoado.

Voltando a pergunta “quanto tempo demoro para aprender Systema?”. Depende. Está disposto a aprender? Seu corpo está em uma boa qualidade física (não necessariamente magro ou forte), o que você veio buscar no Systema? Quanto tempo disponível para treinar você possui?

Para ninguém ficar desanimado coloco algumas vantagens que aceleram e muito o aprendizado:

-Russos são simples. Treinam a mesma coisa para tudo. Os mesmos princípios utilizados para defesa de facas são usados para defender-se de bastão, espadas, socos, etc. Compreendendo os princípios você saberá como se defender. Treinamos para melhorar as qualidades envolvidas, precisão, movimentação, eficácia.

-Todos treinam juntos assim cada um pode exigir mais ou menos habilidade e você precisa aprender a se ajustar à elas. Dificilmente você irá lutar contra alguém que tem as mesmas habilidades que você. Em um mesmo treino você treina com pessoas de tamanho, força e habilidade diferentes e descobre rápido que se a força é sua única aliada, você estará em maus lençóis. O Systema, feito de maneira adequada, funciona contra qualquer pessoa.

-Treinamos baseado em ciência, em aprendizado e compreendemos a diferença entre resposta automática e instintiva. Assim o aprendizado é fixado muito mais rápido, porém vencer essa primeira barreira pode ser um desafio já que estamos acostumados ao modo cartesiano de ensino.

-Treinamos de maneira real. Você irá errar e, ao errar, sentirá que não deve repetir aquilo. Uma coisa é rolar no tatame, outra coisa é rolar no concreto. Uma coisa é focar no oponente para brigar, outra coisa é ele estar acompanhado.

Essa é a maneira que ensinamos e praticamos o Systema em nossa escola e, desta forma, você terá um aprendizado mais acelerado.

Lembre-se sua referência é você mesmo!  Não se compare com outro aluno. Pergunte a si mesmo se você está diferente de quando começou a treinar.

Há um ditado que diz: A prática leva a perfeição. Este ditado não está completamente certo, o que leva a perfeição é a pratica correta. Assim ” A pratica correta, leva a perfeição.”

Venha treinar conosco e conhecer melhor nosso trabalho

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X