Assim como eu, Moshe Feldenkrais foi terapeuta e faixa preta de Judô.
Ao contrário de mim, Feldenkrais era um gênio. Tudo o que eu já li de ou sobre Feldenkrais tem sido uma explosão mental instigante, incluindo seu livro Consciência pelo Movimento, e seu livro de Judô Luta de Chão que é interpretado num ensaio na Judoinfo. Qualquer uma das coisas que eu li de Feldenkrais uma vez, tenho de ler mais e mais.
No livro Consciência pelo Movimento, vários capítulos são dedicados às questões: “Qual é a boa postura?” e “O que é um bom movimento?” A seguir estão alguns dos pontos mais interessante (para mim), daqueles capítulos. Estes parecem ser aplicáveis tanto para o Judo e o Aikido e falar muito bem sobre o aikido (e servem excelentemente para o Systema N.T).
- Uma ação eficaz melhora a capacidade do corpo para agir.
- Reversibilidade é a marca de [bom] movimento.
- Movimentos suaves e fáceis são bons.
- Não há limites para melhorar.
- Use os músculos grandes para o trabalho pesado.
- Forças atuando em ângulo com a linha central podem causar danos.
- Esforços supérfluos encurtam o corpo.
- Concentração no objetivo pode causar tensão excessiva.
- O desempenho é melhorado separando objetivo do meio.
- Falta de escolha torna a tensão habitual.
Sempre que você pensar, que você domina algo no Aikido / Systema, eu recomendo que você escolha qualquer uma dessas idéias e considerá-las cuidadosamente, no contexto dos movimentos em sua técnica. Veja, a técnica integral não esta apartada de você. Ver se o seu Aikido / Systema não é melhor quando você finalmente consegue reagrupa-lo de acordo com as idéias do Feldenkrais”.
Achei que este texto e os do Feldenkrais que venho estudando há alguns anos cai como uma luva em nossa pratica do Systema, já que o aikido eu já fazia.
Tradução e adaptação para o Systema por Nelson Wagner instrutor de Systema e Aikido e estudante em formação da 1a Turma de Formação de Feldenkrais de São Paulo.
.