• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

A Respiração do Systema – Uma ferramenta de auto-desenvolvimento e consciência.

 

O treinamento do Systema tem a respiração como sua fundação.
Temos quatro pilares: Respiração, relaxamento, postura (Estrutura) e Movimento.
A respiração é o princípio mais importante e conduz a todos os outros e, com a respiração, que se cria uma conexão com os outros três.

No treinamento militar para a situações de sobrevivência aprendemos a “regra de três”, que é sobre as coisas importantes para a sobrevivência: você pode viver sem ar por 3 minutos, sem abrigo para 3 horas, sem água por 3 dias e sem comida por 3 semanas . Isto faz-nos compreender quão importante é o ar e a respiração quando você pensa sobre a enorme diferença entre todas estas necessidades de sobrevivência.

Juntamente com o batimento cardíaco, a respiração é a ação mais contínua da vida muscular, amparando-nos a partir do nascimento (primeira inspiração) até a morte (o último suspiro – expiração ). A conexão entre o espírito e a respiração reflete quão perto respiração está associada com a essência da vida. Na Bíblia Sagrada, aprendemos que Deus colocou nosso espírito dentro de nós através da respiração dentro da nossa narina. Portanto, não é surpreendente que a respiração tenha capturado a imaginação das pessoas, talvez mais do que qualquer outra função.

Respirar é tanto um ato Voluntário, ação consciente, muscular e um ato involuntário, atividade  inconsciente e fisiológica. Se estamos acordados ou dormindo, a continuidade da nossa respiração é assegurada pelos centros inferiores do cérebro. Por outro lado, os centros superiores regulamentam o controle consciente da respiração para falar, cantar ou até mesmo fazer exercícios de respiração.

A respiração também é uma peça fundamental para a compreensão as nossas emoções e as emoções dos outros. Cada emoção – tristeza, raiva, luxúria e alegria – é expressa por uma qualidade diferente da respiração. Mesmo sem prestar atenção à expressão facial, podemos perceber as mudanças de emoção pela maneira como a pessoa respira.

Além disso, o ato de respirar está inseparavelmente ligado ao nosso sistema músculo-esquelético e a postura. Enquanto a respiração por brânquias dos peixes é relativamente independente do seu sistema esquelético, o pulmão na respiração dos animais terrestres faz uso ativo da mesma estrutura do esqueleto que está envolvido em todos os seus outros movimentos.

Como resultado dessa interdependência, as tensões crônicas e problemas de postura prejudicam nossa capacidade de respirar livremente e uma má respiração afeta negativamente a postura e o movimento. Por outro lado, também é verdade que a melhoria da respiração tem um enorme impacto positivo sobre a nossa postura, movimento e saúde em geral, que é a linha de base do Systema.

No  Yoga e no Zen há muito ênfase na respiração como parte de suas práticas espirituais.
O Systema também tem e nos trouxe ferramentas antigas e técnicas para os nossos dias modernos. Temos nossas práticas espirituais que vieram dos antigos monastérios ortodoxos da Rússia chamado Philocalia entre outras técnicas de respiração.
A maioria das pessoas está familiarizada com yoga, a respiração abdominal profunda. Nesta forma de respirar do Systema como ensinado por Mikhael Ryabko e Vladimir Vasiliev, sua respiração coincide com o ato de rezar a seguinte oração “Senhor Jesus tem misericórdia de mim, pecador”. Que ajuda a induzir o relaxamento profundo e a atenção meditativa. Ele reflete e melhora o estado normal da respiração em repouso, onde o movimento do peito é mínimo. Esta respiração em conexão com uma oração, também é usada enquanto enfrentamos situações estressantes durante o treinamento.

No início das aulas no treinamento  de Systema, começamos por exercícios de respiração que ajudam na recuperação e eliminação  da tensão muscular residual. Velhos traumas e lesões deixam em nosso corpo esse tipo de tensão e regular a respiração para poder eliminar este tipo de tensão parasita. Esta melhora a nossa saúde e os nossos movimentos.
Nós aprendemos a manter a respiração suave ao fazer muitos tipos de exercícios como flexões, agachamemto , abdominais e flexão de quadril e também como respirar e relaxar o nosso corpo durante situações de contato.

Systema enfatiza que não há uma única maneira correta de respirar e que são “boas” as mudanças de respiração fluida com cada mudança de humor, movimento e situação.
Lições  Respiratórias do Systema:

(1) ensinar a consciência de que a respiração, emoções e sensibilidade, estão interligados;
(2) ensinar como respiração está relacionada ao movimento e postura, e
(3) quebrar maus hábitos através de movimentos incomuns e prender a respiração enquanto em situações de perigo.

Aulas de respiração do Systema facilitam o aparecimento da respiração espontânea e completa, adaptável a qualquer situação, e integrado consigo mesmo por inteiro.
Respiração do Systema melhora todos os aspectos de sua vida.

Para entender melhor estes exercícios de respiração do Systema você deve assistir a série de DVDs de Vladimir Vasiliev: Systema Breathing, Internal Control, Combat Breathing, Systema Hand to Hand  e do livro do Systema ” Let Every Breath”.
Ou em primeira mão ir a Sede do Systema em Toronto ou em uma escola de Systema perto de você.

Tradução Nelson Wagner – Instrutor Systema Brazil

21/07/2017

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X