• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

As Mulheres nas Artes Marciais

“Eu tenho treinado 3 vezes por semana durante 3 anos e 10 mêses. Eu me lembro da data com exatidão porque pago minha mensalidade no dia 15 de cada mês. Eu moro em Nova York e treino naFighthouse com Edgar Tsakouls. Eu acredito que a psicologia individual é um fator mais importante do que sexo. Acho que as mulheres têm outras vantagens que sobrepõem a força em uma aula cheia de homens, e existem muito poucas mulheres em Systema e nas artes marciais em geral. Então as mulheres devem aprender as técnicas, nós não temos escolha se queremos nos superar.Claro, pode ser bem solitário as vezes, sendo a única mulher em um seminário com 50 homens. No acampamento de 2005, haviam 95 homens e apenas 5 mulheres. Mas isso se deve mais a um fator social do que prático.

A maioria dos rapazes é legal, alguns poucos se sentem humilhados quando uma mulher com algum treinamento é uma melhor lutadora do que um homem com praticamente nenhum treinamento. Em geral, os rapazes que treinam Systema são decentes, cavalheiros que respeitam uma mulher que sabe lutar ao invés de se sentirem ameaçados.

Eu não diria que o Systema pra mim é mais fácil porque sou mulher. É mais fácil pra mim porque eu sou capaz de relaxar mais rapidamente do que outros estudantes. E essa é a coisa mais difícil de aprender. Você pode pegar os outros princípios do Systema, a respiração, movimento constante e postura correta, mas você simplesmente não consegue se forçar a relaxar. Systema é 90% psicológico. Se não fosse, eu não teria chegado até aqui. Sob o risco de soar arrogante, sou uma das melhores alunas do Edgar, e raramente perco uma aula. A última vez em que perdi uma aula de Systema foi em novembro de 2006. Então pelo fato de ser aplicada, eu aprendi mais do que os alunos que treinam esporadicamente ou uma vez por semana. Mas eu não sou forte, nem rápida, ágil, certamente não sou agressiva, eu não tenho o desejo de bater em ninguém, de fato, eu sou uma pessoa bem tímida.
Systema é tão efetivo que mesmo a maioria dos rapazes sendo maiores, mais fortes, mais competitivos e investem muito em “ganhar”, poucos são páreos para mim. Esta não é uma afirmação das minhas habilidades superiores. É apenas que o treino dedicado de Systema terá esse efeito em qualquer um! E eu tenho um ótimo professor. 🙂

A coisa mais importante, em minha opinião, é relaxar mental e psicologicamente, e usar a respiração correta como descrita no livro “Let Every Breath…“. Não tente “fazer” algo com seu parceiro de treino. Deixe que os movimentos do ataque guiem sua defesa. Mais cedo ou mais tarde tudo se torna um só. Ao defender, você também aprende ataques efetivos. Existe uma diferença muito pequena entre ataque e defesa, quase sempre, é simplesmente o fato de quem começa primeiro. Qualquer coisa que você usar para defender pode ser usado para atacar, e vice-versa. Muitos dos rapazes vão todos militarizados, grande parte se interessa pelo Systema por sua ligação com as forças especiais e o exército.

Systema é extremamente brutal e efetivo, mas não funciona sem aquilo que alguns considerariam meio New Age: respiração e relaxamento. Meu conselho é não negligenciar estes componentes chaves do Systema simplesmente porque não parecem dramáticos ou emocionantes. Não seja tímido ao coordenar a respiração e o movimento. Eu tenho visto vários estudantes que não progridem porque não exploram o chamado lado “leve” do Systema: respiração e relaxamento. Essas são algumas das poucas coisas que salvariam sua vida se te segurarem em uma chave de articulação apertada ou ser ferido gravemente e sentir suas forças indo embora.
Eu sempre me lembro que o Vladimir me disse que o Systema é 90% psicológico e que isso significa que quaisquer movimentos e técnicas que você pratica, no final é sua própria psiquê que ajudará em sua sobrevivência.

Rachel Klingberg”

Traduzido por Nelson Wagner – Systema Brazil

21/07/2017

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X