• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Respiração e seu cérebro – Cinco razões para a Manter o Controle.

A respiração profunda pode ser a ferramenta de gerenciamento do cérebro mais poderosa que temos.

O conselho “respira” quando você esta estressado parece um clichê de proporções gigantescas, mas é verdadeiro. A essência por trás dele foi pesquisada e testada – e não apenas para gerenciar o estresse.

Nas aulas de Systema Arte Marcial Russa temos como o primeiro fundamento a Respiração.

Durante as aulas são ensinadas varias técnicas respiratórias além de exercícios para coordenarmos nossa respiração com as ações.

Todas nossas “técnicas” são baseadas na adequação da respiração e dos movimentos.

Abaixo algumas das vantagens da respiração para o controle do estresse em sua vida diária que saíram na revista Psychology Today:

 

1. A Gestão do Estresse

Esta é a aplicação mais direta da respiração controlada e aquela que se ouve falar mais. Nossos cérebros estão rotineiramente em estado de alerta para ameaças em nosso ambiente –Estamos por um fio para reagir defensivamente a qualquer coisa que sugira perigo para nós física ou psicologicamente.

A respiração controlada pode ser a ferramenta mais potente que temos de evitar que os nossos cérebros nos mantenham em um estado de estresse, e também para prevenir danos subseqüentes causados por altos níveis de estresse. A resposta de relaxamento é uma maneira interna para manter o estresse sob controle.

.

2. Controle  da Ansiedade

Os meios pelos quais a respiração controlada desencadeia no sistema nervoso parassimpático esta ligada à estimulação do nervo vago este nervo vem a partir da base do cérebro para o abdômen, responsável pela mediação das respostas do sistema nervoso e diminuição do ritmo cardíaco, entre outras coisas.

O nervo vago libera um neurotransmissor chamado acetilcolina que catalisa maior foco e calma. Um benefício direto de mais acetilcolina é uma diminuição na sensação de ansiedade. A estimulação do nervo vago pode também desempenhar um papel no tratamento de depressão , mesmo em pessoas que são resistentes aos medicamentos anti-depressivos.

.

3. Reduz a pressão arterial e freqüência cardíaca

Pesquisas sugerem que, quando praticada de forma consistente, a respiração controlada irá resultar em menor taxa de pressão arterial e freqüência cardíaca, o que por sua vez resulta em menos desgaste sobre os vasos sanguíneos. Como descrito acima, o nervo vago desempenha um papel chave nesta resposta.

Com o tempo, usando a respiração controlada para reduzir a pressão arterial e freqüência cardíaca pode ajudar a prevenir acidente vascular cerebral e menor risco de aneurisma cerebral.

4. Desencadeia o Crescimento do Cérebro

Uma das mais intrigantes pesquisas em desenvolvimento que envolvem respiração controlada é que, quando ela é usada para facilitar a meditação , o resultado pode ser um aumento real no tamanho do cérebro. Especificamente, o cérebro experimenta crescimento em áreas associadas com a atenção e processamento de estímulos sensoriais.

O efeito parece ser mais evidente em pessoas mais velhas, que é uma boa notícia, porque é o contrário do que normalmente acontece com a idade a matéria cinza geralmente se torna mais fino. O resultado é consistente com outras pesquisas que mostram um aumento na espessura das áreas de música do cérebro em músicos e áreas visual-motoras no cérebro dos malabaristas. Como nesses casos, a chave é a prática constante ao longo do tempo.

.

5. Mudança Gene Expressem

Outra inesperada conclusão da investigação é que a respiração controlada pode alterar a expressão de genes envolvidos na função imune, metabolismo de energia e secreção de insulina. O estudo descobrindo este achado foi co-escrito por ninguém menos que o próprio Herbert Benson, cerca de 40 anos depois que ele trouxe a respiração controlada para a ribalta com o seu livro.

E este não é o primeiro estudo que liga a respiração controlada para alterações na expressão genética. Benson também foi envolvido em um estudo de 2008 , indicando que a prática de longo prazo dos resultados de resposta de relaxamento em alterações na expressão de genes associados com a forma como o corpo reage ao estresse.

.

Link original desta informação com os links das pesquisas citadas:

https://www.psychologytoday.com/blog/neuronarrative/201307/breathing-and-your-brain-five-reasons-grab-the-controls

21/07/2017

Quer saber mais?

Entre em contato conosco

contato@artemarcialrussa.com.br
Rua Capital Federal 102 São Paulo/sp
11 2368-1027

11 99942-7902

Venha para uma aula experimental!

Assine nossa Newsletter

  Fique por dentro das novidades
© Systema Brazil. Todos os direitos reservados
X